Algumas das comunidades israelitas a norte da Faixa de Gaza que foram evacuadas na sequência do ataque de 7 de outubro pelo Hamas poderão regressar num futuro próximo, à medida que as operações militares progridem, disse esta segunda-feira o ministro da Defesa, Yoav Gallant.
Gallant disse que algumas das comunidades evacuadas em áreas situadas num raio de quatro a sete quilómetros a norte do enclave poderão regressar a casa em breve.
“De acordo com as recomendações dadas pelas IDF e pela instituição de defesa, em breve poderemos devolver as comunidades (deslocadas) a casa, em áreas situadas num raio de quatro a sete quilómetros a norte da Faixa de Gaza. O primeiro grupo de sete comunidades já foi decidido, e já receberam a mensagem”, afirmou.
Na mesma declaração. o ministro da Defesa referiu ainda que se encontrou com militares israelitas em Gaza e que estes têm tido um “desempenho excelente”.
Em 7 de outubro, comandos do Hamas lançaram um ataque terrorista em solo israelita, durante o qual mataram 1.139 pessoas, na maioria civis, de acordo com o mais recente balanço das autoridades israelitas.
Cerca de 250 pessoas foram também sequestradas nesse dia e levadas para Gaza, 129 das quais se encontram ainda em cativeiro pelo movimento, no poder no enclave palestiniano desde 2007.