Uma equipa de cirurgiões do hospital da cidade de Turim, em Itália, realizou uma cirurgia pioneira. O procedimento consistiu na passagem de parte dos nervos da perna - que tinha sido parcialmente amputada - para o braço. O objetivo é permitir ao paciente recuperar os movimentos da mão.
Depois do acidente de mota, Marcelo Gaviglio, de 55 anos, teve de amputar a perna esquerda e ficou com lesões permanentes no sistema nervoso do braço, o que lhe deixou a mão paralisada.
Mas os médicos apresentaram-lhe uma possível solução: transplantar o nervo ciático – que liga a coluna vertebral às pernas e que controla os movimento dos pés – para a zona do plexo braquial – o sistema neurológico que faz a ligação entre a mão e a coluna vertebral.
“Foi a primeira vez que alguém transferiu um componente do nervo ciático para o plexos braquial”, explica à Reuters Paolo Titolo, um dos cirurgiões que realizou a cirurgia.
O transplante de nervos não é uma novidade na neurologia, no entanto nunca tinham sido utilizados nervos que controlam pé para recuperar funcionalidade da mão. Os médicos têm vindo a estudar este procedimento há mais de quatro anos e, com esta cirurgia, estão mais perto de perceber os resultados da investigação.
“Nós acreditamos que esta cirurgia é pioneira porque, se funcionar, mostra que a plasticidade cerebral também consegue controlar outras partes do corpo que nós não prevíamos e também abre novos campos no estudo neurológico.”
Marcelo Gaviglio irá ficar em pós-operatório durante cinco meses. O homem afirma que teve algum medo e que sempre pensou que seria impossível, mas ao ver a calma e convicção dos médicos ficou mais tranquilo.
“Disseram-me que tinha uma oportunidade, não era de todo irrelevante, que eu podia tirar partido disto. Mas que também era bom para o amanhã, para o futuro, para todos, não apenas para mim. Era um ‘comboio’ que tinha de apanhar, não era um ‘comboio’ para deixar partir”, afirma o paciente.