Mundo

Explosão junto à embaixada de Israel em Nova Deli

A polícia indiana está a investigar uma explosão perto da embaixada de Israel em Nova Deli, na Índia. As autoridades israelitas também estão a cooperar com a investigação.

ANUSHREE FADNAVIS/Reuters

SIC Notícias

Uma explosão junto à embaixada de Israel em Nova Deli, na Índia, cerca das 14:00 (hora de Lisboa) pôs o país em alerta. Não há, para já, quaisquer registos de vítimas ou feridos.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel já comunicou que todos os funcionários estão bem e em segurança. A polícia indiana está a investigar o caso em colaboração com as autoridades israelitas.

"Ocorreu uma explosão perto da embaixada de Israel em Nova Deli" sem registo de vítimas, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel em comunicado.

"As circunstâncias do incidente estão a ser investigadas pelas autoridades locais em plena cooperação com as forças de segurança israelitas", declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, citado pela agência espanhola EFE.

Até agora, "nada foi encontrado", disse um funcionário da equipa forense aos jornalistas depois de ter examinado a área da embaixada, localizada no coração de Nova Deli, algumas horas depois do alerta.

A embaixada de Israel em Nova Deli registou uma pequena explosão sem vítimas nas imediações em 29 de janeiro de 2021, coincidindo com a celebração do 29.º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.

O incidente também ocorreu a menos de dois quilómetros do local de uma cerimónia militar com a presença de altos dignitários indianos, como o primeiro-ministro Narendra Modi e o antigo Presidente indiano Ram Nath Kovind.

Em 13 de fevereiro de 2012, ocorreu um ataque à bomba contra um veículo diplomático de Israel que transportava a esposa do adido de defesa israelita, em Nova Deli, de que resultaram quatro feridos.

O incidente coincidiu com a descoberta, em Tbilissi, capital da Geórgia, de um outro engenho igualmente colocado num veículo israelita.
Israel atribuiu os atentados ao grupo libanês Hezbollah e ao Irão.

Com LUSA

[Notícia atualizada às 16:22]

Últimas