O Exército russo assumiu o controlo total da cidade de Maryinka, perto de Donetsk, no leste da Ucrânia, disse esta segunda-feira o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, permitindo a Moscovo continuar a sua ofensiva contra o ocidente nesta região.
"A cidade de Maryinka, localizada a cinco quilómetros a sudoeste de Donetsk, foi completamente libertada hoje", disse Sergei Shoigu, numa entrevista televisiva com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin.
A maioria dos relatos sobre Maryinka descreve-a como uma cidade fantasma, depois de já ter abrigado 10.000 pessoas.
O início de um conflito com os separatistas pró-Rússia liderados por Moscovo fez com que os russos passassem a controlar o território, nomeadamente a cidade de Donetsk.
De acordo com o ministro da Defesa da Rússia, Maryinka é "uma poderosa área fortificada conectada por passagens subterrâneas" que a protegem de artilharia e ataques aéreos.
"Graças às ações decisivas dos nossos soldados, a fortaleza foi destruída", disse Sergei Shoigu."A libertação da cidade reduz naturalmente as capacidades de defesa das Forças Armadas da Ucrânia e dá-nos mais oportunidades para continuar a nossa ação neste sentido", acrescentou.