Mundo

A mensagem de Natal de Zelensky: "Pela vossa liberdade, pela nossa vitória"

Entre a escuridão da noite e a luz do dia, Volodymyr Zelensky prometeu aos ucranianos vencer as trevas que assolam o país há dois anos.

Isabel Osório

Em plena véspera de Natal, a Rússia lançou 31 drones e 2 misseis contra o sul da Ucrânia. Volodymyr Zelensky dirigiu-se à nação na habitual mensagem de Natal, apelando à união de todos os ucranianos no combate ao agressor.

O mosteiro cristão ortodoxo de kiev-Petchersk foi o cenário escolhido pelo Presidente ucraniano para mensagem de Natal. Entre a escuridão da noite e a luz do dia, Zelensky prometeu aos ucranianos vencer as trevas que assolam o país há 2 anos.

“Passo a passo, dia após dias, as trevas estão a perder. O mal vai perder. Hoje é este o nosso objetivo comum, o sonho comum. E a nossa oração será por isso hoje, pela vossa liberdade, pela nossa vitória, pela nossa Ucrânia. Pelo dia em que nos poderemos reunir em casa num ano de paz, durante um Natal de paz”.

Um Natal inédito na Ucrânia

Pela primeira vez, a Ucrânia celebra o Natal a 25 de dezembro, depois que Zelensky ter decretado abandonar a herança cultural e religiosa russa" que celebrava ocasião a 7 de janeiro.

Na linha frente, para muitos militares foi noite de oração e celebração religiosa. Também de confraternização numa ceia de natal longe da família mas perto da união entre companheiros de armas.

Últimas