De uma foto de Donald Trump, aos filmes Barbie e Oppenheimer passando pelo "fim" do Twitter, são muitos os memes que, em 2023, foram virais nas redes sociais.
Com base no indy100, um site que pertence ao The Independent, esta é uma seleção de 10 memes que foram partilhados e reencaminhados vezes sem conta ao longo do ano.
Barbenheimer
"Barbenheimer" foi o fenómeno cinematográfico do ano (e possivelmente da década). Barbie e Oppenheimer formam uma "dupla improvável". Por um lado, temos a visão do mundo "Barbie". Por outro, um olhar sobre a bomba atómica, destruidora de mundos.
Como tal, da junção dos dois filmes, que estrearam em simultâneo, surgiu o termo "Barbenheimer" e, com ele, vários memes.
Musk e o "fim" do Twitter
O Twitter parecia um lugar "mais amigável" antes de Elon Musk o comprar. Desde então, houve uma decisões controversas. Musk alterou o nome para X e abriu a aplicação à desinformação, por exemplo, ao permitir que pessoas que tinham sido banidas voltassem a ter a conta ativa.
Para os utilizadores do atual X, a mudança de nomes originou uma série de publicações, ora críticas, ora humorísticas.
O sorriso de Kevin James
Uma foto do ator e humorista Kevin James foi viral durante algum tempo em 2023.
O ator aparece de mãos nos bolsos e um sorriso tímido (ou meio malicioso), durante uma sessão para a ‘sitcom’ 90 The King Of Queens, popular nos anos.
A imagem tornou-se meme pela primeira vez quando um usuário do X, antigo Twitter, publicou a foto com a legenda "Eu depois de 1 rum duplo e dieta", no dia 22 de setembro.
O próprio ator percebeu que a foto tinha tornado viral e publicou um poster da sua 'tour' com a frase "Mãos duplas no bolso".
Na legenda da publicação, escreveu: "A preparar-me para a minha nova tour de stand up, estou feliz por ter encontrado esta foto".
Smurfs
"E se os smurfs fossem reais?". Quem nunca se questionou como seria? O meme não responde à pergunta, mas o TikTok não se esqueceu na personagem azul, no corpo de um gato, durante algumas semanas.
Sanita Skibidi
O meme é baseado numa série de Youtube de Alexey Gerasimov, que foi um sucesso no início do ano. Trata-se de um homem com a cabeça fora da sanita.
Foto de Donald Trump
A política dos Estados Unidos não podia estar fora dos memes de 2023, sobretudo quando uma das figuras é Donald Trump. Em agosto, quando respondeu por alegada interferência nas eleições, deixou-se fotografar. E o resultado foi este.
Grimace
A personagem roxa do McDonald's inspirou o milkshake "Grimace", lançado no verão nos EUA. A geração Z rapidamente aproveitou o lançamento e transformou-o numa brincadeira sinistra. Foi o caso de três jovens que aparecem a beber o novo milkshake e, mais tarde, num parque durante a noite, aparentemente "tomados" pela bebida em causa.
Baleias
As baleias tiveram momentos absolutamente selvagens em 2023, diz o indy100. Começaram por bater em laterais de barcos à medida que os incidentes aumentavam. Uma baleia branca, chamada Gladis, inspirou um dos temas de memes virais.
George Santos
O congressista republicano George Santos foi expulso da Câmara dos Representantes dos EUA, acusado de gastar dinheiro da campanha em spas, casinos e férias.
Os utilizadores da internet não perderam a oportunidade de ver pelas costas a "rainha do drama". Um dos memes tem mais de 29 mil 'gostos' em pouco mais de duas semanas.
Vida extraterrestre
Uma das histórias mais estranhas de 2023 foi a de “cadáveres extraterrestres”, que foram apresentados no Congresso mexicano em setembro. Os corpos originaram vários memes sobre como seria se fossem humanos.