Mundo

Lula convida governadores para evento a 8 de janeiro: "Lembrar que se tentou um golpe"

Lula da Silva frisou que pretende ter governadores, deputados e senadores no evento para “nunca mais deixar as pessoas colocarem em dúvida de que o regime democrático é a única coisa que dá certeza das instituições funcionarem”.

UESLEI MARCELINO

SIC Notícias

Lusa

O Brasil vai recordar a 8 de janeiro de 2024 o primeiro aniversário da tentativa fracassada de golpe de Estado em Brasília, que abalou o país no início deste ano, anunciou o Presidente brasileiro, Lula da Silva, nesta terça-feira.

"Estou a convidar todos os governadores, porque dia 8 de janeiro nós vamos fazer um ato em Brasília para lembrar ao povo que se tentou dar um golpe dia 08 de janeiro e que ele foi debelado pela democracia desse país", afirmou o chefe de Estado brasileiro, durante um evento no Palácio do Planalto, citado pela imprensa local.

Lula da Silva frisou que pretende ter governadores, deputados e senadores no evento para "nunca mais deixar as pessoas colocarem em dúvida de que o regime democrático é a única coisa que dá certeza das instituições funcionarem e do povo ter acesso a participar da riqueza que ele produz".

No dia 8 de janeiro de 2023, milhares de apoiantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro invadiram violentamente as sedes da Presidência, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, para protestar contra a posse de Lula da Silva, ocorrida sete dias antes. A invasão provocou uma resposta rápida do Supremo Tribunal Federal, que ordenou a prisão imediata de muitos dos envolvidos nos tumultos.

Últimas