Mundo

Israel: inscrições e símbolos nazis pintados em escolas de Estrasburgo

Os autores dos últimos atos de propaganda política criminosa ainda não foram detetados pelas autoridades francesas, mas vários políticos de Estrasburgo já condenaram as inscrições.

KACPER PEMPEL

SIC Notícias

Cartazes e inscrições antissemitas foram colocados nas paredes de várias escolas de Estrasburgo, afirmaram esta sexta-feira fontes policiais francesas.

Uma inscrição antissemita, "várias suásticas e uma estrela judaica" foram afixadas na parede de uma escola primária, acrescentaram.

Uma suástica (símbolo usado pelos nazis, responsáveis pelo extermínio de milhões de judeus durante a II Guerra Mundial) foi também encontrada numa escola secundária da mesma zona, na cidade onde está sediado o Parlamento Europeu.

Os autores dos últimos atos de propaganda política criminosa ainda não foram detetados pelas autoridades francesas, mas vários políticos de Estrasburgo já condenaram as inscrições.

"Esta manhã, foram descobertas inscrições antissemitas em Estrasburgo. Condeno com toda a veemência estas palavras e atos desprezíveis e recordo que se tratam de infrações penais", declarou a presidente ecologista da Câmara de Estrasburgo, Jeanne Barseghian, na rede social X.

"Condeno veementemente os cartazes e inscrições antissemitas descobertos esta manhã em edifícios de Estrasburgo, incluindo no Collège Vauban", afirmou Frédéric Bierry, presidente da Collectivité Européenne d'Alsace (CEA) e membro do partido de direita LR, num comunicado.

Desde o dia 7 de outubro, início da guerra entre Israel e o Hamas, foram registados "857 atos antissemitas" em França e "425" pessoas foram detidas, afirmou na terça-feira o Ministro do Interior, Gérald Darmanin.

O ministro francês pronunciou-se após a descoberta de estrelas de David (símbolo da religião judaica e do Estado de Israel), pintadas a azul em vários edifícios de Paris, identificando supostas residências de judeus.

Com Lusa

Últimas