Mundo

Guerra Ucrânia: Zelensky pede resiliência aos ucranianos

Com Avdiivka a concentrar os principais esforços de combate, Zelenskyy pede resiliência aos ucranianos e ao mundo que mantenha a atenção na Ucrânia.

SIC Notícias

Os ataques contra instalações militares russas na península da Crimeia têm sido frequentes desde o verão. Esta madrugada, em Sebastopol, ouviram-se várias explosões e o Ministério da Defesa russo diz que neutralizou três drones ucranianos no Mar Negro.

A batalha em Avdiivka, nos arredores de Donetsk, prossegue e o tempo está contra os russos. O outono chuvoso dificulta o avanço das brigadas, facilitando a ofensiva ucraniana.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no discurso divulgado nas redes sociais pediu que o povo ucraniano seja resiliente.

Os Serviços Secretos ucranianos foram acusados, de acordo com o jornal norte-americano The Washington Post, de estarem envolvidos no assassinato de Darya Dugina, filha de um apoiante de Vladimir Putin.

Em agosto do ano passado, Dugina foi morta num carro-bomba em Moscovo, o explosivo atravessou a fronteira ucraniana escondido numa caixa para transportar gatos. Na altura do acidente, a Rússia atribuiu a responsabilidade do ataque à Ucrânia, mas Kiev negou qualquer envolvimento.

De acordo com o mesmo jornal norte-americano, várias operações que têm apanhado a Rússia desprevenida foram conduzidas pelos Serviços Secretos ucranianos.



Últimas