Um grupo de estudantes da Universidade Técnica de Eindhoven (TU/e) concluiu com sucesso um exaustivo test drive de 1.000 quilómetros nos terrenos desafiadores de Marrocos do seu veículo solar.
O Stella Terra, criado pela equipa Solar Team Eindhoven, percorreu leitos de rios secos, florestas densas, caminhos íngremes nas montanhas e areias soltas do deserto para destacar o potencial de uma tecnologia robusta de transporte sustentável.
"Testámos exaustivamente o Stella Terra. Começámos no norte de Marrocos e conduzimos mais de mil quilómetros por várias paisagens para terminar a nossa viagem no Saara - sempre com energia do Sol", disse Britt van Hulst, gestora financeiro do projeto.
“Stella Terra é o primeiro carro off-road do mundo movido pela energia do Sol. É robusto o suficiente para navegar não apenas em estradas pavimentadas, mas também em terrenos acidentados”, acrescentou.
O Stella Terra, de dois lugares e homologado para uso rodoviário, aproveita a energia solar através de painéis no telhado, o que lhe confere autossuficiência energética, com autonomia de mais de 630 quilómetros em dia de Sol, com autonomia off-road de aproximadamente 550 km, dependendo do terreno.
A equipa completou a jornada movida a energia solar no domingo (15 de outubro), com Stella Terra a ter um desempenho acima das expectativas com apenas alguns pequenos ajustes no percurso, como a substituição de uma alavanca de direção que se partiu.
Os elementos da equipa confessaram que, quando embarcaram na viagem, não tinham certeza se conseguiriam fazer todo o caminho apenas com energia solar. Mas durante a viagem, Stella Terra acabou por usar 30% menos energia do que o esperado, o que significa que toda a viagem foi feita com a energia do Sol e não dependeu de estações de carregamento. A equipa descobriu que o seu conversor personalizado para os painéis solares era mais eficiente do que o esperado em transformar a luz solar absorvida pelas células solares em carga elétrica.
O especialista em mobilidade e professor da TU/e, Maarten Steinbuch, disse em comunicado:
"Já é difícil, em condições normais, construir um carro com eficiência energética que possa lidar com condições adversas, muito menos integrar painéis solares no carro também. Eu ainda não vi ninguém a fazer isso. Espero que dentro de cinco a dez anos os carros elétricos façam parte de todo o nosso sistema de rede energética. E quando a bateria doméstica aparecer, será até possível gerar energia através de um carro solar e enviar para sua casa. As inovações da Solar Team Eindhoven podem mudar o futuro."