Mundo

Portugal "fez muito bem" em subir o nível de ameaça terrorista

Nuno Rogeiro, comentador da SIC, falou sobre as duas reféns libertadas pelo Hamas, o novo aviso que o Hospital em Gaza recebeu para evacuar, o plano de guerra que Israel apresentou e a subida do nível de ameaça terrorista para "significativo" em Portugal.

Nuno Rogeiro

SIC Notícias

O ministro da Defesa israelita reforçou, nesta quinta-feira, que esta será uma guerra longa, difícil e com pelo menos três fases. Segundo o comentador da SIC, Nuno Rogeiro, uma dessas fases já está a acontecer.

“Uma das fases já está em curso e que é o bombardeamento aéreo de alvos do Hamas, uns à superfície, mas outros não à superfície”, explicou Nuno Rogeiro.

A segunda fase será destinada “a desmantelar a parte militar do Hamas” e já a terceira fase é “mais enigmática”, acrescentou.

Libertação de reféns

O porta-voz das Brigadas de Al-Qassem, Abu Obeida, anunciou esta sexta-feira a libertação de dois reféns norte-americanos por "razões humanitárias", após a mediação do Qatar.

Para Nuno Rogeiro, isto acabava por mostrar um “início de um processo de algo”.

Egito recebe reunião de alto nível

“É uma cimeira muito importante, porque é o primeiro diálogo entre países árabes e países europeus e os EUA também terão um representante para decidir o que fazer", disse o comentador da SIC.

Impactos do conflito em Portugal

O secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI) decidiu subir o nível de ameaça terrorista em Portugal de “moderado” para “significativo”. A medida tem cariz “preventivo e de cautela”, anunciou em comunicado esta sexta-feira.

A alteração vem na sequência do conflito no Médio Oriente, entre Israel e o Hamas. Para Nuno Rogeiro, Portugal “fez muito bem”.

Últimas