Mundo

Tubarão-branco "meio comido" dá à costa numa praia australiana

A carcaça do animal está a intrigar a população da cidade costeira de Portland, na Austrália, devido às lesões que apresentava. O tubarão foi aparentemente vítima de uma orca.

Ben Johnstone

SIC Notícias

Um tubarão-branco, que tinha aproximadamente três metros de comprimento, deu à costa em Portland, na Austrália, esta terça-feira, com a parte central do corpo completamente dilacerada.

O pescador e gerente de uma loja local, Ben Johnstone, recebeu um alerta sobre a localização do animal e, após ver o estado em que se encontrava o tubarão, disse à Sky News que tinha “quase a certeza” de que o predador marinho tinha sido atacado por orcas.

De acordo com o Museu de História Nacional, tanto os grandes tubarões brancos como as orcas estão no topo das suas respetivas cadeias alimentares, mas uma vez que competem por presas semelhantes, as espécies podem “entrar em conflito quando se cruzam”.

Apesar de, segundo Johnstone, ter sido a primeira vez que algo assim aconteceu na área de Portland, há registo de casos semelhantes noutros locais.

Em 1990, nos EUA, uma "baleia assassina" foi observada a atacar um tubarão, virando-o de cabeça para baixo e trazendo-o à superfície do oceano para sufocá-lo. Depois disso, foi observada a comer o fígado do tubarão, que é rico em gorduras e óleos e que ajudam o animal a manter a flutuabilidade.

Fora este, mais ataques de orcas a outros animais aconteceram recentemente. Por exemplo, na África do Sul também já foram observadas orcas a removerem seletivamente o fígado e, por vezes, o coração das suas presas.

O caso deixou, no entanto, os habitantes intrigados com a situação, que tentam ainda perceber o que realmente aconteceu.

O pescador adianta que os restos mortais do animal terão sido levados por cientistas de Melbourne, para que possam realizar mais testes e chegar a conclusões sobre o que provocou as lesões na carcaça.

Últimas