Mundo

Jovem luso-israelita morto pelo Hamas no ataque a festival

A informação foi confirmada pelo correspondente da SIC em Israel, Henrique Cymerman, que adianta que o número de luso-israelitas mortos ou desaparecidos pode aumentar.

SIC Notícias

O jornalista Henrique Cymerman confirma que o ataque do Hamas de 7 de Outubro a um festival de música, em Israel, fez mais uma vítima mortal luso-israelita.

Nevo Arad, 25 anos, foi uma das 260 pessoas que perderam a vida depois de vários terroristas do Hamas terem invadido o festival, confirma o correspondente da SIC, em direto na antena da SIC Notícias. De acordo com o jornalista, a família já está “num hotel a fazer o luto”. Acrescenta que o número de luso-israelitas mortos ou desaparecidos pode ainda aumentar.

Neste momento há cinco pessoas com passaporte português que continuam desaparecidas. Há ainda uma outra rapariga, que já tinha feito o pedido para obter a nacionalidade portuguesa, que também morreu. A informação é avançada pela comunidade judaica do Porto, que pede ao Presidente da República para fazer tudo o que puder para resgatar os portugueses desaparecidos.

Visita de Biden a Israel

Cymerman aborda ainda a visita de Joe Biden a Israel - que acontecerá esta quarta-feira - e constata que o Presidente dos EUA “está a desenhar a arquitetura do que vai ser o Médio Oriente depois desta guerra”. Acrescenta que o chefe de Estado norte-americano “vai dar luz verde a Israel para atacar Gaza e para atacar o Hamas”, mas ressalvando que a população palestiniana “sofra o mínimo possível”.

Revela ainda que confirmou junto do exército israelita que o país aceitou não bombardear uma zona no sul da Faixa da Gaza, que servirá para a entrada de ajuda humanitária.

Últimas