Mundo

"Vemos os soldados a prepararem-se para a invasão de Gaza"

O correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman, faz um ponto de situação na linha da frente, junto à fronteira entre Israel e Gaza.

Henrique Cymerman

SIC Notícias

A tensão cresce a olhos vistos na fronteira entre Israel e Gaza, como foi testemunhado esta sexta-feira pelo correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman, em Yad Mordechai.

“Espera-se, simplesmente espera-se. Vemos os soldados a chegar, a preparem-se para a invasão de Gaza, quando receberem essas ordens do novo governo. Vemos muitos reservistas, no caminho para Yad Mordechai vimos centenas de tanques e jipes, que se posicionam para a invasão", descreve.

De forma contínua, “ouvem-se mísseis e rockets a explodir”, continua Henrique Cymerman, descrevendo depois como as tropas israelitas desencadeiam uma operação de ‘limpeza’ do território.

Aqui ao lado, em Ashkelon, vimos um terrorista, daqueles que entraram no país, no sábado de manhã, e que estava escondido aparentemente perto daqui, nuns terrenos, e abriu fogo contra civis, havia homens armados ali e que mataram o elemento do Hamas”, continua o jornalista, sublinhando que “a primeira missão do exército israelita neste momento é limpar o terreno e depois, realmente, virá, se vier, a ordem de invadir Gaza”.

Últimas