O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia garante que o país compreende que as atenções estejam agora mais viradas para conflito em Israel do que para o que se passa na Ucrânia.
Em entrevista exclusiva à SIC, Oleg Nikolenko disse que não tem dúvidas de que a Rússia está a ajudar o Hamas. Nikolenko afirmou que quanto maior for a ajuda enviada para Israel, melhor será para a Ucrânia, atirando que dois dois países lutam pelos mesmos valores, que ambos serão apoiados pelo Ocidente.
“Claro que nós compreendemos que o conflito no Médio Oriente vai desviar a atenção da sociedade mundial. De qualquer das formas temos a certeza que o apoio à Ucrânia vai continuar. Sem dúvida que a Rússia é um dos países que apoia o Hamas, e achamos que este ataque não seria possível sem a participação da Rússia”, disse.
Oleg Nikolenko reitera de que para ajudar a Ucrânia, que se prepara para enfrentar mais um inverno em condições de guerra, é necessário apoiar financeiramente e militarmente, e ainda aplicar sanções eficientes.