Um vídeo de um homem de fato a acariciar três leões dentro de uma jaula tornou-se viral em vários países africanos. No entanto, não mostra um pastor da igreja a demonstrar a sua "proteção divina", como muitos afirmam online.
O suposto pastor nigeriano acabou por ser desmascarado. Segundo a BBC, o indivíduo não é nenhum "homem de fé", mas sim o tratador de leões do Jardim Zoológico onde gravou o vídeo.
As imagens que circulam online mostram o suposto líder religioso rodeado de testemunhas a fechar-se na jaula com três felinos e a brincar com os animais.
Há imagens no vídeo que mostram inclusive o "pastor" a colocar a mão dentro da boca de um dos leões para demonstrar que "nada pode acontecer a um homem de Deus".
A farsa está a causar polémica e até o deputado queniano Ronald Karauri, de 45 anos, já falou sobre a situação, propondo ao "pastor" uma ida à Reserva Nacional Maasai Mara para testar a sua "proteção" no meio de leões selvagens.
"Ofereço-me para levá-lo ao Maasai Mara, por favor, com todas as despesas pagas. Procuramos juntos os leões e ele pode passear com eles", disse o político.
Até agora não se sabe se o "pastor Daniel", como ficou conhecido, aceitou ou não a oferta do deputado.
Tudo indica que o vídeo tenha sido uma tentativa de recriar uma história bíblica. A história de Daniel na cova dos leões, que alegadamente foi salvo por Deus. O nome de "pastor Daniel" partiu dessa alusão.