Mundo

“Supercontinente” pode tornar a Terra inabitável dentro de 250 milhões de anos

Um novo estudo liderado por investigadores da Universidade de Bristol acredita que a mudança de continentes acabará por significar o fim da vida no planeta Terra.

Getty Images

SIC Notícias

O “supercontinente” Pangea Ultima pode tornar a Terra inabitável dentro de 250 milhões de anos, segundo prevê um estudo publicado, esta segunda-feira, na revista Nature Geoscience.

O estudo mostra que a formação de um “supercontinente” na Terra poderia exterminar os humanos e quaisquer outros mamíferos que ainda existam dentro de 250 milhões de anos.

Os modelos recentes preveem que o impacto dos gases de efeito estufa na Terra poderá atingir um ponto de inflexão que tornará a maior parte do planeta “inabitável para a vida dos mamíferos”.

Segundo a previsão, espera-se que o Pangea Ultima se forme apenas quando todos os continentes existentes se fundirem no futuro.

Na era da Pangea Ultima, são esperadas temperaturas extremas dramáticas, com mais humidade do que nos dias de hoje e condições extremamente áridas nos vastos desertos interiores.

As temperaturas globais poderão subir até 30°C, acima dos níveis pré-industriais.

Últimas