Os pais de uma jovem francesa, que se suicidou em 2021, processaram esta semana o TikTok, alegando que o algoritmo da rede social levou ao suicídio da filha, vítima de bullying na escola por causa do seu peso.
Marie tinha 15 anos quando foi encontrada morta pelos seus pais no quarto. A tragédia, que decorreu na cidade de Cassis, no sul da França, aconteceu dias depois da jovem ter publicado um vídeo no TikTok onde falava sobre o bullying que sofria na escola pelo seu excesso de peso.
A partir dessa publicação, o algoritmo da rede social encarregou-se de fazer o resto. Sempre que Marie entrava no TikTok, surgiam cada vez mais vídeos publicados por outros utilizadores sobre o mesmo assunto. Para os pais da adolescente, esse foi o motivo para a filha ter decidido pôr termo à vida.
“É evidente que o TikTok tem a sua parte de responsabilidade no que aconteceu”, acusou à rádio FranceInfo, Laure Boutron-Marmion, advogada dos pais de Marie.
A advogada também explicou que a jovem foi muito explícita ao falar do seu sofrimento e foi por isso que o “algoritmo recebeu um volume importante de vídeos sobre o mesmo tema, que só podem tê-la levado a se sentir ainda pior”.
Na sequência deste desfecho, os pais da adolescente abriram um processo contra o TikTok por “incitação ao suicídio”, “propaganda sobre meios de se suicidar” e “não atendimento a pessoa em perigo”.