As chamas começaram na terça-feira e já atingiram uma área de mais de 2.600 hectares - o correspondente a 2.600 campos de futebol. O foco do incêndio são, agora, as ravinas perto do vulcão Monte Teide, o ponto mais alto de Espanha.
Os bombeiros continuam a tentar controlar o fogo, apesar das dificuldades de acesso no terreno. O fumo e as cinzas cobrem já grande parte da ilha.
As autoridades, que entretanto elevaram o nível de emergência, acreditam que a situação pode tornar-se ainda mais descontrolada devido à previsão de ventos fortes para os próximos dias.
Cinco aldeias evacuadas
Um incêndio florestal na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, forçou a evacuação de cinco aldeias, além do encerramento de estradas, com o Governo regional a admitir, na quarta-feira, que a situação está "fora de controlo".
"O incêndio está fora de controlo. O cenário não é muito positivo", reconheceu o presidente do Governo da comunidade autónoma das Ilhas Canárias, Fernando Clavijo, numa conferência de imprensa.