Mundo

Incêndios no Havai: consulado português não recebeu pedidos de ajuda

Os 30 portugueses inscritos no consulado com residência no Havai estão bem e, até agora, não pediram ajuda. Havia oito lusodescendentes desaparecidos que, entretanto, foram contactados e também estão a salvo.

SIC Notícias

A comunidade portuguesa do Havai conseguiu localizar todos os desaparecidos. Mesmo assim, o Governo vai continuar em contacto com a comunidade com mais de cem mil portugueses e descendentes.

Os 30 portugueses inscritos no consulado com residência conhecida no Havai estão bem e, até agora, não pediram ajuda. Mas, a comunidade de lusodescendentes é tão grande que o Governo não exclui a hipótese de alguns terem sido afetados pelos fogos.

O Presidente da República admite que “nas listas disponíveis não há nenhum nome português”, mas acrescenta que vai acompanhar a evolução dos acontecimentos.

Oito lusodescendentes foram contactados

Havia oito lusodescendentes desaparecidos que, entretanto, foram contactados e também estão a salvo. O Governo português diz que a tarefa
de encontrar pessoas com raízes portuguesa é difícil. Não só pelas comunicações na ilha, que foram fortemente afetadas, mas também porque apesar da descendência não têm nacionalidade portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa já enviou uma mensagem de condolências ao presidente Joe Biden.

Últimas