Elon Musk, empresário e dono do Twitter, e a nova diretora executiva da rede social, Linda Yaccarino anunciaram que a plataforma abandonará o logotipo do “pássaro azul”, será renomeada como X e será lançada rapidamente, segundo a AFP.
O Twitter usa um pássaro azul como logotipo desde seu lançamento em 2006.
"X está aqui! Nós vamos fazer isto", escreveu a Yaccarino no Twitter, ao postar uma foto do novo logotipo, um X branco num fundo preto.
Musk também mudou a sua fotografia de perfil no Twitter para o novo logotipo no domingo, descrevendo-o como "art déco". Da mesma forma, mudou o link na sua biografia para X.com, que agora redireciona para o site do Twitter.
Na noite de sábado, Musk disse que estava a pensar em “livrar-se” do logotipo do Twitter.
“Em breve vamos dizer adeus à marca do Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”, tuitou, antes de sugerir que o novo logotipo poderia ser um X.
"Se um logotipo X bom o suficiente for postado hoje à noite, nós o postaremos em todo o mundo amanhã", disse.
Questionado online, Musk também indicou que os tweets seriam chamados de Xs após a mudança de nome.
X é um símbolo matemático que o chefe da Tesla, SpaceX, Twitter e Neuralink gosta particularmente. A letra também está presente no primeiro nome de um de seus filhos.
Depois de comprar o Twitter no ano passado por 44 mil milhões de dólares, Musk mudou o nome da empresa para X Corp em abril. O empresário mencionou regularmente que iria transformar o Twitter numa app multifacetada com serviços financeiros, como o WeChat na China.
"X é o estado futuro de interatividade ilimitada - focando em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/banco - criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades", acrescentou Yaccarino.
A mudança de nome ocorre num momento difícil para o Twitter, depois de Musk ter demitido cerca de metade da equipe e cuja receita de publicidade caiu 50%, segundo o bilionário.
A rede social enfrenta uma infinidade de aplicativos concorrentes, incluindo o recém-chegado Threads, lançado pela Meta, que tem cerca de 150 milhões de usuários.
O Twitter reúne entre 200 e 350 milhões de usuários ativos, dependendo das estimativas.