Mundo

Eleições em Espanha: campanha chega ao fim com sondagem a dar vitória a Feijóo

Nos últimos discursos, os candidatos fizeram um último apelo aos eleitores: Sanchez quer que os eleitores salvaguardem a democracia, Feijóo vai mais longe e pede maioria absoluta.

SIC Notícias

A campanha para as eleições legislativas espanholas chegou ao fim e o sufrágio decorre este domingo. As sondagens dão a vitória a Alberto Nunez Feijóo, líder do PP, mas Pedro Sanchez apela ao voto pela salvaguarda da democracia.

Foram os últimos cartuchos para captar os cerca de 37 milhões de eleitores. Em 30 minutos de discurso, Pedro Sanchez,líder do PSOE, apontou à extrema direita e está certo que os socialistas são o melhor para o futuro do país.

Por outro lado, o líder do Partido Popular promete mudanças e em troca pede maioria absoluta. Alberto Nunez Feijóo defendeu uma nova era a começar este domingo.

No comício do SUMAR, Yolanda Díaz, atual ministra do Trabalho, relembrou os espanhóis da sombra duma eventual coligação entre direita e extrema direita.

Vários líderes europeus de extrema direita – incluindo André Ventura – antecederam o discurso do líder do Vox, Santiago Abascal, que invocou o nacionalismo espanhol.

As legislativas espanholas acontecem já este domingo. Estavam inicialmente marcadas para dezembro, mas foram antecipadas depois da derrota da esquerda nas eleições municipais e regionais de maio.

Últimas