O antigo secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, está de visita à China, onde foi recebido pelo Presidente Xi Jinping. Kissinger foi uma das personalidades mais envolvidas no restabelecimento de relações diplomáticas entre a China e os Estados Unidos, há cerca de 50 anos.
Aos 100 anos de vida, o antigo secretário de Estado norte-americano e o atual Presidente da China, reunidos na mesma exata sala onde, mais de meio século anos antes, Henry Kissinger tinha sido recebido em Pequim pela primeira vez.
Há 52 anos, o homem visto como o decano da diplomacia norte-americana preparava, secretamente, a visita de Estado do então Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, que ocorreria um ano mais tarde e que marcaria o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Relação entre China e EUA não atravessa melhor momento
Kissinger terá visitado o país mais de 100 vezes e desta vez encontrou-se ainda com outros altos quadros do Governo chinês, num momento em que as relações entre as duas potências mundiais atravessam mais um momento de tensão comercial, diplomática e militar, com incidentes com um balão espião chinês, a guerra da Rússia e o conflito em redor de Taiwan, Mar da China e do Indo-Pacífico como panos de fundo.
A visita de Kissinger coincidiu com a de um anterior secretário de Estado, o atual enviado especial dos EUA para os Assuntos Climáticos, John Kerry e dias depois da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.