Mundo

A dura realidade da guerra civil em Myanmar

Stuart Ramsey, jornalista da Sky News, viveu com combatentes da resistência, voluntários e médicos durante um mês nas selvas de Myanmar, onde se luta constantemente pela vida. Veja aqui a reportagem.

SIC Notícias

Em Myanmar, antiga Birmânia, muitos locais perguntam porque é que a situação no país é ignorada pelo resto do mundo, ao contrário do que acontece com a Ucrânia. Uma equipa de reportagem da Sky News, televisão parceira da SIC, passou um mês na selva com os rebeldes e registou o horror em que vive grande parte da população das zonas rurais. Alerta-se para a violência de algumas imagens.

Stuart Ramsey, jornalista da Sky News, viveu com combatentes da resistência, voluntários e médicos durante um mês nas selvas de Myanmar, onde se luta constantemente pela vida.

Diariamente, acontecem bombardeamentos indiscriminados e ataques com mísseis contra civis e combatentes da resistência, que matam e fazem um grande número de feridos.

Esta é uma luta pela vida e as probabilidades de ganhar estão contra os combatentes, mas todos os dias vencem essas mesmas probabilidades, refere o jornalista.

Exército governamental controla vilas e cidades

Os soldados do Governo controlam as vilas e as cidades, mas não controlam a zona rural e é por isso que atacam os civis agricultores. As aldeias são bombardeadas, obrigando os habitantes a fugir para locais onde se concentram à espera de salvação. Foi num desses locais, que a equipa de reportagem da Sky News constatou que não existem tendas, nem construções de bambu para abrigar os deslocados.

Para lá chegarem, viajaram em pequenas caravanas através das linhas do exército governamental utilizando trilhas e estradas secundárias.

Hospital secreto na selva trata todo o tipo de ferimentos

A Sky News esteve também num hospital secreto, escondido na selva, onde são tratados a toda a hora “ferimentos horríveis”. Mesmo sem as condições adequadas, os voluntários esforçam-se ao máximo para salvar vidas.

Esta guerra civil atingiu o seu auge com um golpe militar, ocorrido há dois anos, que colocou a junta de Myanmar de novo no poder. A resistência continua permanentemente a sua luta, embora com menos recursos. No entanto, conseguem obter alguns êxitos, como é o caso de um registado pela emissora.

Numa base militar, os soldados do Governo são obrigados a ajudar na construção de abrigos anti-bombas. É justamente nesse local que um comandante diz não entender porque é que o mundo não está a ajudá-los e faz uma comparação com a Ucrânia. Por esse motivo, desistiu de esperar por ajuda de outros países.

Os governantes militares de Myanmar não querem ver aquilo que a equipa da Sky News viu, constata Stuart Ramsey. Nesta guerra não existe só um campo de batalha. Os combates têm lugar nas ruas das cidades, mas também na selva.

Últimas