O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está a Londres, Reino Unido, a partir de onde começa uma visita de três dias à Europa. Esta segunda-feira de manhã reúne-se com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e da parte da tarde irá encontra-se com o Rei Carlos III.
"O nosso relacionamento é sólido", garantiu o Presidente dos EUA ao primeiro-ministro britânico à chegada a Downing Street.
No encontro entre Biden e Sunak, espera-se que sejam discutidas questões relacionadas com o apoio militar à Ucrânia. Este encontro acontece depois de Rishi Sunak se ter mostrado contra o envio de bombas de fragmentação por parte dos EUA para Kiev.
Além disso, também a discórdia dos dois países sobre a adesão da Ucrânia deverá estar em cima da mesa. Enquanto Sunak é a favor da entrada de Kiev para a Aliança, Biden defende que se tem de esperar que a guerra termine.
Biden em primeiro encontro com o Rei Carlos III
Da parte da tarde, Biden irá até ao Castelo de Windsor para se encontrar com o Rei Carlos III. Será a primeira vez que o Presidente norte-americano estará com o rei, uma vez não marcou presença na cerimónia de coroação, em maio.
Neste encontro, os principais tópicos em discussão serão as preocupações ambientais.
O Presidente dos EUA segue depois para Vílnius, capital da Lituânia, onde irá decorrer a Cimeira da NATO. A passagem pela Europa termina na Finlândia.