Mundo

A primeira superlua do ano brilha pelo mundo

Na noite de segunda-feira, a Lua pareceu mais perto e mais cheia que nunca. Esta é a primeira superlua do ano registada em vários pontos do mundo.

SIC Notícias

Uma multidão entusiasta ficou deslumbrada na noite de segunda-feira quando a superlua apareceu sobre o antigo templo de Neptuno (ou Poseidon na mitologia grega) no Cabo Sounion, na Grécia.

Foi um dos vários pontos do mundo onde pôde ser apreciada esta Lua cheia, que orbita mais perto da Terra do que muitas outras luas cheias este ano, o que lhe confere uma aparência maior e mais brilhante: está a cerca de 365 mil quilómetros da Terra, menos 22 mil quilómetros do que é habitual.

A NASA explica como o termo surgiu, em 1979, para definir o perigeu, isto é, o ponto da órbita em que o astro está mais próximo do nosso planeta. Ainda segundo a agência espacial norte-americana, o perigeu desta superlua vai acontecer às 23:26.

A primeira superlua do ano é apelidada de “lua de trovão”, por acontecer no início do verão, uma altura associada a trovoadas. Mas esperam-se quatro consecutivas este ano: duas superluas em agosto, que serão as mais brilhantes, e outra em setembro.

Últimas