Mundo

Doenças de risco e fatais transmitidas por mosquitos crescem na Europa

O calor e humidade proporcionam as condições perfeitas para a reprodução dos mosquitos que transmitem este tipo de doenças e as alterações climáticas e a perda de biodiversidade são parte da explicação.

Mosquito Aedes aegypti (mosquito da dengue)

SIC Notícias

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças alerta para o risco crescente de casos e mortes na Europa por doenças transmitidas por mosquitos.

Os casos de doença provocada pelo vírus Zika e a malária caíram ligeiramente nos últimos anos, mas outras doenças tiveram um aumento considerado impressionante pelas autoridades de saúde.

Só no ano passado, registaram-se no continente europeu mais casos de dengue do que na década anterior.

O calor e humidade proporcionam as condições perfeitas para a reprodução dos mosquitos que transmitem este tipo de doenças. As alterações climáticas e a perda de biodiversidade são parte da explicação para o aumento dos riscos.

No entanto, Portugal tem desde a semana passada uma vacina contra a dengue que não exige contacto prévio com o vírus e é eficaz contra a doença e a prevenir hospitalizações até quatro anos e meio após a vacinação.

Segundo explicou à Lusa o diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), Filomeno Fortes, para quem ainda não tivesse tido contacto com o vírus e fosse para zonas onde a doença é endémica, a única orientação que havia era o uso de repelente e de roupa com mangas compridas, para prevenir a picada do mosquito.

A vacina que havia apenas podia ser administrada em quem já tivesse tido contacto com o vírus.

Últimas