Winston Churchill terá dado um charuto “já fumado” a um general em Rabat (Marrocos) durante a segunda guerra. A “peça icónica e memorável” será agora leiloada por um valor base entre 600 a 900 libras (cerca de mil euros).
Os charutos são parte da imagem de marca de Winston Churchill, que ocasionalmente os oferecia como presente a pessoas que de alguma maneira o tivessem ajudado.
A 29 de agosto de 1944, num jantar organizado pelo general Hugh Stonehewer-Bird, em homenagem a Churchill, o antigo primeiro-ministro terá oferecido um charuto “já fumado” a Hugh, que o preservou desde então num jarro de vidro.
A família de Stonehewer-Bird revelou à Sky News que o general estimou o charuto até 1973, ano da sua morte. Agora a família decidiu vender a “peça icónica”.
O charuto com quase 80 anos será leiloado pela Hansons Auctioneers, em Derbyshire (Inglaterra), no próximo dia 16 de junho, com um valor base de 600 a 900 libras.
Charles Hanson, proprietário da Hansons Auctioneers, referiu que “Churchill era conhecido pelo seu amor aos charutos. (…) Esta é uma peça icónica e memorável, relacionada com um dos primeiros-ministros britânicos mais famosos”.
“A etiqueta manuscrita original, fornece aos colecionadores exclusividade. Esperamos que este item seja o destaque do leilão", acrescentou.
Winston Churchill foi primeiro-ministro entre 1940-1945 e entre 1951-1955. Morreu em janeiro de 1965, aos 90 anos.
Churchill foi um dos três líderes políticos britânicos a ter um funeral do estado.