A guarda costeira italiana resgatou esta quarta-feira várias pessoas vítimas das cheias em Faenza, na região de Emilia-Romagna, afetada por chuvas fortes. Um vídeo da operação de resgate realizada com o helicópetro da guarda costeira está a ser divulgado nas redes sociais. O mau tempo na zona norte e centro de Itália já causou pelo menos oito mortos e obrigou à retirada de centenas de pessoas.
As imagens mostram as autoridades a retirarem habitantes retidos nos telhados devido à subida do nível das águas. O vídeo foi partilhado no Twitter pelo vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, numa publicação em que refere também que dois helicópteros e 25 militares estão destacados nas operações de resgate e auxílio à população.
Faenza é uma localidade que fica perto de Ravenna, cidade na costa do Adriático que está a ser fortemente afetada pelo mau tempo. Várias estradas estão cortadas devido às cheias e as previsões meteorológicas indicam que a chuva vai continuar.
O Grande Prémio da Emília-Romagna de Fórmula 1, que se iria disputar este fim de semana no icónico circuito de Imola, foi cancelado devido à forte chuva que tem atingido a região e provocado várias inundações.
Na noite de terça-feira, o governador da Emília-Romagna, Stefano Bonaccini, disse que "a realidade superou as piores previsões".
O forte temporal mantém em alerta vermelho a região da Emília-Romagna e já levou também à interrupção de comboios em algumas linhas e à suspensão de aulas. Durante a noite, mais 14 rios transbordaram, levando a inundações e danos acrescidos.