Mundo

Dalai Lama apresenta desculpa após pedir a criança para lhe chupar a língua

Um vídeo do momento chegou às redes sociais, onde muitos foram aqueles que questionaram o pedido “inapropirado” do líder espiritual do Tibete.

Ashwini Bhatia

SIC Notícias

O líder espiritual Dalai Lama apresentou esta segunda-feira um pedido de desculpa após pedir a uma criança para lhe chupar a língua. Segundo a BBC, o vídeo do momento causou uma grande polémica após ter sido divulgado nas redes sociais.

As imagens mostram o líder espiritual do Tibete a beijar um menino na boca, num evento público. Depois é possível vê-lo a mostrar a língua e a dizer à criança para chupá-la.

O momento terá acontecido a 28 de fevereiro deste ano, mas só este fim de semana é que o vídeo terá chegado às redes sociais, onde muitos foram aqueles que questionaram o pedido do líder espiritual tibetano.

Mostrar a língua é considerada uma forma de cumprimento, no Tibete. Mas o pedido do líder espiritual de 87 anos à criança foi considerado “inapropriado”.

Perante a polémica, o gabinete do Dalai Lama emitiu um comunicado a pedir desculpa não só à criança, mas também à sua família “pela dor que as suas palavras possam ter causado”.

“Um videoclipe que tem estado a circular mostra um recente encontro onde um menino pediu à Sua Santidade, o Dalai Lama, se lhe podia dar um abraço. A Sua Santidade pede desculpa ao menino e à sua família, assim como aos muitos amigos à volta mundo, pela dor que as suas palavras possam ter causado”, adianta o comunicado, no qual não são referidas, explicitamente, as palavras ditas pelo Dalai Lama.

“A Sua Santidade brinca muitas vezes com as pessoas que encontra, numa maneira inocente e brincalhona, mesmo em público a à frente das câmaras. Ele lamenta o incidente.”

A viver exilado na Índia, desde 1959, o Dalai Lama é o monge-chefe do budismo tibetano. E esta não foi a primeira vez que pediu desculpa por algo controverso.

Em 2019, foram as declarações sobre uma possível Dalai Lama feminina que levaram o seu gabinete a emitir um pedido de desculpa. Na altura, numa entrevista à BBC, o Dalai Lama disse que uma futura líder espiritual seria “atraente”.

Últimas