Depois de Itália, agora as autoridades da Alemanha encontram-se a analisar a forma como a OpenAI e o ChatGPT tratam os dados dos utilizadores. Por esse motivo existe a possibilidade de o serviço vir a ser bloqueado no país.
Em entrevista ao jornal Handelsblatt, o diretor da Comissão de Proteção de dados da Alemanha, Ulrich Kelber, terá dito que as autoridades estão a analisar os possíveis prejuízos da recolha de dados pessoais pelo site de inteligência artificial e, caso sejam identificados, as autoridades italianas vão colocar a plataforma em modo ‘offline’ no país, tal como aconteceu em Itália.
De recordar que as autoridades italianas bloquearam o acesso ao ChatGPT depois das suspeitas que a plataforma poderia encontrar-se a violar as leis de proteção de dados no país. Por outro lado, o OpenAI também se tornou motivo de preocupação por não aplicar medidas para impedir que menores de 13 anos possam usar o serviço.
De notar que, nos termos do ChatGPT, é referido que a plataforma não pode ser usada por menores de 13 anos, mas nada impede um menor de criar uma conta da OpenAI e usá-la.
Vários países encontram-se, atualmente, em conversações com as autoridades italianas, de forma a analisar os motivos dos bloqueios e das preocupações.
Contudo, o regulador de privacidade da Suécia já disse que não tem planos de bloquear o ChatGPT nem está em contacto com o órgão regulador italiano.