Mundo

Lixo acumula-se nas ruas de Paris devido a greve sem fim à vista

Mais de cinco mil toneladas de lixo estão espalhadas pela capital francesa.

SIC Notícias

A greve geral está a deixar toneladas de lixo acumulado nas ruas em Paris. Este é um dos efeitos mais visíveis do braço de ferro entre o Governo francês e os trabalhadores.

São já mais de cinco mil toneladas de lixo espalhadas pela cidade e responsáveis de restaurantes queixam-se do incómodo que causa aos habitantes, aos clientes e ao próprio turismo.

Depois de uma semana de greve começam também a haver receios quanto à saúde pública. Uma das preocupações que quem vive na cidade são os ratos: "Em Paris há imensos ratos e agora eles podem alimentar-se do lixo".

Porém, e apesar da greve, a grande parte dos franceses parece não deixar de apoiar a greve geral: “A maioria está contra a reforma do sistema de pensões e eu permaneço ao lado da maioria”, diz um popular.

A votação final e incerta sobre a alteração na idade da reforma no Parlamento francês vai acontecer na próxima quinta-feira. Mas nestes tempos de inflação na Europa não só o trabalhar mais tempo é impopular, que o digam os jovens médicos britânicos que iniciaram um protesto de três dias para exigir aumentos salariais.

Já na Alemanha, a exigência por melhores salários levou a uma greve dos trabalhadores dos aeroportos de grandes cidades, como Berlim. Cerca de 100 mil passageiros foram afetados pelos cancelamos de voos esta esta segunda-feira.

Últimas