Mundo

Entre Polónia e Fátima, peregrino percorre a pé mais de 11.000 quilómetros

Mais de metade do percurso está feito. Jakub Pielgzym já cumpriu o principal objetivo da jornada: chegar a Fátima. Agora resta o caminho de volta à Polónia, com a promessa de que vai continuar a “rezar pela paz no mundo”.

DR

Mafalda Ataíde

Mariana Teófilo da Cruz

Jakub Pielgzym, de mochila às costas, partiu de Suwalki, no nordeste da Polónia, a 17 de julho de 2022. Há mais de sete meses que anda na estrada para "rezar pela paz no mundo" acompanhado de um cajado e de uma guitarra.

O objetivo era visitar os santuários marianos pela Europa, até chegar a Fátima, em Portugal.

Fátima para Jakub Pielgzym, de 23 anos, é "o lugar mais importante da presença da Mãe de Deus" e o símbolo máximo do culto mariano, espiritualidade, comunhão e devoção.

Através das redes sociais, vai registando a jornada. Partiu de Suwalki e desde aí já passou pela Eslováquia, Hungria, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Itália, França e Espanha.

Em cada local onde passa, assiste à eucaristia e dá testemunho do que tem vivido junto da comunidade que o acolhe. Pernoita em abrigos ou famílias que o recebem sem pedir nada em troca.

Depois de Fátima, Jakub regressa novamente a pé até à Polónia. Segue em direção ao norte de Espanha, onde vai visitar Santiago de Compostela, atravessa França e faz ainda uma paragem na Alemanha.

Jakub assegura que o melhor do percurso é o contacto com a população dos sítios que vai conhecendo.

Últimas