No Jardim Zoológico de Praga, na República Checa, nasceu o primeiro pangolim chinês em território europeu.
Depois de dias difíceis após o nascimento, a 2 de fevereiro, o pangolim encontra-se estável, segundo a Associted Press.
Os tratadores do Jardim Zoológico começaram a ficar preocupados quando o pangolim começou a perder peso. Veio a descobrir-se que a mãe não tinha leite suficiente. Quando nasceu, o pangolim tinha apenas 135 gramas, quando um adulto pode atingir os 15 quilos.
Após consultas com especialistas de Taiwan, começou a ser administrada alimentação artificial com leite de gato e a mãe foi estimulada a produzir mais.
O jardim zoológico expressa agora um "otimismo cauteloso" em relação ao pangolim, que ainda não foi batizado.
"Superámos apenas o primeiro obstáculo, outros ainda estão por vir", disse o diretor do Jardim Zoológico, Miroslav Bobek.
Praga recebeu um casal de pangolins de Taiwan no ano passado e tornou-se no segundo jardim zoológico europeu a ter a espécie.
A reprodução em cativeiro é considerada difícil porque é um animal que requer uma alimentação especial e precisa de uma humidade e temperatura específicas.
Esta espécie é nativa do sul da China e sudeste da Ásia e é uma das quatro espécies de pangolim que vivem no continente asiático.
Estima-se que quase 200.000 pangolins foram traficados em 2019 por causa das escamas usadas na medicina tradicional na Ásia.