Mundo

O apelo emocionado do ator Matthew McConaughey após massacre numa escola do Texas

O ator contou as histórias pessoais de algumas das vítimas, num discurso intenso e altamente emotivo.

O ator Matthew McConaughey fez esta terça-feira um apelo emocionado a medidas mais rigorosas para o controlo de armas nos Estados Unidos, após o tiroteio numa escola primária de Uvalde, no estado do Texas, de onde é natural.

Antes de discursar, McConaughey reuniu-se com o Presidente norte-americano, Joe Biden, para discutir medidas para o controlo de armas nos Estados Unidos e, no final do encontro, homenageou as vítimas do tiroteio: 19 crianças e duas professoras.

O ator, que conquistou um Óscar pelo filme “O Clube de Dallas”, passou a última semana na terra Natal a acompanhar os familiares das vítimas, juntamente com a esposa.

“Uvalde foi onde aprendi a reverenciar o poder e a capacidade da ferramenta que chamamos de arma. Uvalde foi onde aprendi sobre a posse responsável de armas”, disse.

Sem responder a perguntas, McConaughey disse que, juntamente com a mulher, se deslocou à cidade no dia a seguir ao massacre e passou tempo com as famílias de algumas das vítimas e outras pessoas diretamente afetadas pelo ataque.

Acrescentou que todos os pais com quem falou exprimiram o desejo de que “os sonhos dos seus filhos persistam”.

“Eles querem que a perda das suas vidas seja importante”, afirmou.

O ator contou ainda as histórias pessoais de algumas das vítimas, mostrando as obras de arte de Alithia Ramirez, que sonhava frequentar uma escola de artes em Paris, ou os ténis verdes de Maite Rodriguez, que queria ser bióloga marinha e desenhara um coração na ponta de um dos seus ténis preferidos para mostrar o seu amor pela natureza.

Últimas