Portugal continua sem registar casos de hepatite aguda infantil. Os especialistas reuniram-se, na tarde desta segunda-feira, com a Organização Mundial de Saúde para uniformizar procedimentos e deixam um apelo de tranquilidade aos pais.
Por todo o mundo, há boas notícias: o número de casos de hepatite aguda não aumentou nos últimos dias e mais de 90% das crianças recuperou espontaneamente. No entanto, a causa da doença é ainda desconhecida e não está afastada a hipótese de contágio.
A hepatite é uma inflamação do fígado. Quando está inflamado, este órgão pode não conseguir realizar em pleno as suas funções e aparecem sintomas que se mantêm durante alguns dias.
Esta segunda-feira, os especialistas nacionais estiveram reunidos com a Organização Mundial de Saúde e a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido. O encontro serviu para uniformizar aspetos técnicos entre países diferentes.
Saiba mais:
- Hepatite aguda infantil: “É muito urgente, estamos a dar prioridade absoluta”, garante OMS
- Hepatite aguda em crianças: “Não é uma situação explosiva a nível mundial nem de alarme”
- Em que países há casos de hepatite aguda em crianças?
- Hepatite aguda em crianças: especialistas dizem que não se justifica alarme
- DGS cria task force para avaliar risco nacional de hepatite aguda em crianças
- ECDC apela à vigilância de casos de hepatite aguda que continuam sem causa conhecida
- Espanha registou 13 casos de hepatite aguda atípica em crianças