Os pais de Gabby Petito, a jovem norte-americana que foi assassinada pelo namorado em setembro de 2021, avançaram recentemente com um processo contra os pais de Brian Laundrie. Chris e Roberta Laundrie estão a ser acusados de terem ajudado o filho a fugir, omitindo o paradeiro de Brian quando estava a ser procurado pelas autoridades.
Os pais de Gabby Petito acreditam que Chris e Roberta Laundrie sabiam que o filho era responsável pela morte da filha de 22 anos.
“Acredita-se (…) que Brian Laundrie avisou os seus pais, Christopher Laundrie e Roberta Laundrie, de que haveria assassinado Gabrielle Petito”, diz o processo. Terá sido na mesma altura em que “conversaram com o seu advogado Steve Bertolino“, acrescenta.
Perante estas acusações, a equipa de defesa dos Laundrie apresentou uma moção para tentar arquivar o processo “desnecessário e sem fundamento”, como descreve o advogado Steve Bertolino à CNN.
A família de Gabby acusa ainda os pais do jovem que matou a filha de terem criado planos para Brian fugir do país, enquanto ignoravam tentativas de comunicação por parte deles.
Os pais de Brian estavam cientes do “sofrimento e angústia da família de Gabby”, lê-se no processo, apesar de saberem o que tinha acontecido e a “localização dos restos mortais” da jovem.
A equipa de defesa esclarece que os Laundrie tinham “direitos constitucionais fundamentais ao silêncio”, acrescentando que a família tinha pedido “para não falar sobre qualquer assunto e um direito constitucional mais específico de não falar sobre uma investigação criminal”.
A jovem de 22 anos morreu estrangulada e o corpo foi encontrado a 17 de setembro de 2021, no Parque Nacional Grand Teton, em Wyoming, cerca de um mês após ter sido dada como desaparecida.
O casal estava a fazer uma viagem pelos EUA, que tinha começado em junho e deveria durar cerca de quatro meses. Gabby Petito ia partilhando os vários momentos nas redes sociais.
Em agosto, o casal chegou a ser abordado pela polícia e dias depois Brian Laundrie regressou a casa sozinho. Foi nessa altura que começaram a soar os alarmes sobre o desaparecimento de Gabby.
A investigação ao desaparecimento e morte de Gabby Petito deverá ser formalmente encerrada em breve com a confissão por escrito de Brian Laundrie.
O jovem acabou por se suicidar numa Reserva Natural, na Flórida. Brian Laundrie morreu na sequência de um tiro na cabeça.