Mundo

Cientistas lançam alerta: Grande Barreira de Coral está a passar por nova fase crítica 

É a quarta vez em apenas seis anos que passa por um processo de branqueamento. 

A Grande Barreira de Coral da Austrália, o maior recife de corais do mundo, está a passar de novo por uma fase crítica. Deve-se à subida da temperatura do mar provocada pelo aquecimento global. 

É a quarta vez em apenas seis anos que a Grande Barreira de Coral passa por um processo de branqueamento que leva os cientistas a lançarem o alerta por causa do aumento da temperatura do mar. 

A perda de cor nos corais, dizem os peritos, é uma das consequências mais óbvias das alterações climáticas

O maior recife coralino do mundo, que se estende por mais de 2.300 quilómetros ao longo da costa nordeste da Austrália, é o habitat de milhares de espécies e um santuário essencial para o equilíbrio do ecossistema naquela região. 

Os especialistas dizem que a temperatura da água do mar subiu entre 2 e 4 graus, no verão de 2021, que foi, também, o ano mais quente de que há registos. 

As Nações Unidas já iniciaram um vasto processo de análise da Grande Barreira de Coral, considerada património mundial da Unesco, que vai durar várias semanas, e que vai avaliar o estado dos recifes e perceber se estão, ou não, em perigo. 

Saiba mais

Últimas