Mundo

Rayan não resistiu aos ferimentos e morreu

Menino de cinco anos estava desde terça-feira preso num poço em Marrocos.

A Casa Real de Marrocos anunciou este sábado que o menino de cinco anos que estava preso há vários dias no interior de um poço numa aldeia no norte de Marrocos morreu.

O rei Mohammed VI teve uma conversa telefónica com os pais de Rayan para exprimir as suas condolências, adianta a declaração, acrescentando que o monarca seguiu de perto o “trágico incidente” e instruiu todas as autoridades para que tomassem todas as medidas necessárias para salvar a criança.

Mohammed VI “expressou as suas sinceras condolências à família neste doloroso incidente”, lê-se na nota, que acrescenta que “esforços máximos” foram envidados para salvar a vida de Rayan, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

A nota assinala que o rei agradeceu os esforços das autoridades e das forças públicas, da sociedade civil e a solidariedade “forte” e “ampla” expressa aos familiares do rapaz.

Imprensa local lamenta morte de menino de cinco anos

“Ryan não sobreviveu. Os esforços para o salvar foram hercúleos. (…) Que este pequeno anjo descanse em paz. Tinha cinco anos”, pode ler-se num tweet da imprensa local.

Por volta das 20:30 (hora de Lisboa), a criança foi retirada do furo e transportada até uma ambulância, que aguardava no local.

O transporte do menino foi feito com a ajuda de um cordão de segurança, devido à presença de milhares de pessoas, que ao longo dos últimos dias se foram concentrando no local.

As equipas de resgate conseguiram chegar ao fundo do poço de 32 metros onde Rayan estava preso, usando uma técnica de perfuração vertical e depois horizontal.

Rayan estava preso no poço desde terça-feira

O menino caiu num poço perto de casa, na terça-feira, na província marroquina de Chefchaouen, enquanto o pai estava a trabalhar.

A mãe da criança disse à imprensa local que o filho “estava a brincar perto” da casa e que “desapareceu [na terça-feira] por volta das 14:00”, mobilizando a família “para o procurar” até que repararam que ele tinha caído no poço.

Últimas