Mundo

Uma atriz e um realizador russos partem para o espaço para realizar o primeiro filme em órbita

Equipa tem 12 dias para filmar "O Desafio".

Yulia Peresild, o realizador Klim Shipenko o cosmonauta Anton Shkaplerov.
AP

SIC Notícias

Lusa

O realizador russo Klim Shipenko e a atriz Yulia Peresild partiram hoje numa nave Soyuz para a Estação Espacial Internacional (ISS) para realizar o primeiro filme no espaço.

O cosmonauta Anton Shkaplerov acompanha a atriz e o realizador até à Estação Especial onde será gravado o filme "O Desafio" e trabalhará como comandante e engenheiro de voo.

O Soyuz MS-19 descolou conforme programado às 09:55 (horas em Lisboa) da instalação de lançamento espacial russa em Baikonur, Cazaquistão, estando programada para atracar na Estação Espacial Internacional às 13:12.

Oficiais espaciais relataram que a tripulação estava a sentir-se bem e todos os sistemas da nave espacial estavam a funcionar normalmente.

Preparação curta para 12 dias em órbita

Kilm Shipenko, Yulia Peresild, uma das atrizes mais reconhecidas da Rússia, e Anton Shkaplerov começaram a preparar-se para a viagem espacial em maio, tendo tido uma formação mais curta do que o habitual.

A preparação consistiu na aprendizagem dos sistemas de bordo do foguetão Soyuz MS-19 em que voarão e do segmento orbital russo da ISS.

Na formação de voo, o realizador, a atriz e o cosmonauta tiveram de se habituar também às condições de gravidade zero na ISS e aprender como reagir em caso de aterragem de emergência na água quando regressarem à Terra.

A atriz e o realizador terão 12 dias para filmar segmentos de um novo filme intitulado "Challenge", no qual um cirurgião interpretado por Peresild viaja para a estação espacial para salvar um tripulante que sofre um problema cardíaco.

Numa conferência de imprensa antes do voo, na segunda-feira, Peresild e Shipenko reconheceram que foi um desafio adaptarem-se à disciplina rígida e às exigências rigorosas durante o treino do voo.

Adiamento do lançamento da nave Luna-25 para o polo sul da Lua

O voo da equipa cinematográfica acontece no mesmo dia em que a Rússia anunciou o adiamento do lançamento da nave Luna-25 para o polo sul da Lua até julho de 2022.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da agência espacial russa Roscosmos, Dmitri Rogozin, em declarações ao Primeiro Canal, citadas pela EFE, antes do lançamento do Soyuz MS-19 que levou a equipa de cinema para o espaço.

"No próximo ano, em julho, planeamos uma missão à Lua, Luna-25, disse Rogozin.

A Rússia inicialmente queria enviar o Luna-25 em outubro deste ano, mas em agosto atrasou a missão para maio de 2022 para permitir mais tempo para realizar testes adicionais no equipamento de bordo.

Últimas