Mundo

Canal do Suez bloqueado pela segunda vez este ano, mas circulação já foi normalizada

Breve suspensão da navegação no Canal do Suez levou ao desvio de pelo menos quatro navios.

Canal do Suez. (Arquivo)
Ahmed Fahmy

SIC Notícias

Um navio porta-contentores bloqueou esta quinta-feira, pela segunda vez este ano, o Canal do Suez, no Egito, depois de ter encalhado ao quilómetro 54, na zona norte do canal.

A circulação já foi restabelecida e a Autoridade do Canal do Suez diz, num comunicado citado pela Reuters, que o navio sofreu um "problema temporário" no percurso.

O porta-contentores Coral Crystal, com bandeira do Panamá, tem 225 metros de comprimento e 32 metros de largura e seguia com destino ao Sudão.

A breve suspensão da navegação no Canal do Suez levou ao desvio de pelo menos quatro navios, diz a Sky News Arabia. A Autoridade do Canal do Suez informa que não causou impacto no tráfego e explica que todos os navios foram desviados por um caminho paralelo.

Em março, o Canal do Suez esteve bloqueado durante seis dias. Um navio, de 400 metros e com uma capacidade de 200.000 toneladas, obrigou à suspensão da circulação até ter sido rebocado.

O bloqueio de seis dias interrompeu parte do comércio mundial, obrigando alguns barcos a percorrer a rota alternativa pelo extremo sul de África, ao passo que mais de 400 embarcações ficaram em espera perto do canal, tanto a norte como a sul.

A Autoridade do Canal do Suez em maio iniciou obras para ampliar dez quilómetros o troço sul, onde o navio Ever Given encalhou.

Veja mais:

Últimas