A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, prometeu esta segunda-feira um "compromisso duradouro" dos Estados Unidos com a Ásia, numa altura em que o desastre americano no Afeganistão desperta apreensão entre os países aliados.
"O nosso governo prometeu um compromisso duradouro com Singapura, no Sudeste Asiático e no Indo-Pacífico", disse Kamala Harris, à chegada a Singapura, no domingo, no âmbito de uma visita ao Sudoeste Asiático, que a levará de seguida ao Vietname.
"Estou aqui porque os Estados Unidos são um líder mundial e levamos esse papel a sério", acrescentou Kamala Harris durante uma conferência de imprensa.
O regresso relâmpago ao poder de militantes islâmicos e o pânico de milhares de afegãos que procuram fugir do Afeganistão, lançaram uma nova sombra sobre o status de superpotência dos Estados Unidos.
Muitos países asiáticos, que por muito tempo dependeram da influência ou das forças americanas para a sua segurança, estão à espera de sinais tranquilizadores dos Estados Unidos após a retirada caótica do Afeganistão e a tomada dos talibãs.
► VEJA TAMBÉM:
- Afeganistão. Resistência prepara-se para "luta a longo prazo" contra talibãs
- Sucedem-se as críticas à forma como EUA e NATO se retiraram do Afeganistão
- Aeroporto de Cabul mergulhado no caos. Famílias dormem ao relento desde domingo
- Afeganistão. “É um desastre humanitário que poderíamos ter evitado”
- Primeiro-ministro espanhol diz que missão da NATO no Afeganistão não foi em vão
- Afeganistão. UE defende que não "se pode dar nem um euro a quem não respeita direitos das mulheres"
- “Não estou certo de que o Afeganistão seja a primeira ameaça imediata, mas sem dúvida que é um risco”