Mundo

Mount Recyclemore: estátuas de líderes mundiais feitas de lixo eletrónico

Uma escultura dos líderes do G7 feita de lixo eletrónico foi erguida na Cornualha, Reino Unido, a dias do início da Cimeira do G7 para alertar para os danos causados pelos aparelhos eletrónicos deitados para aterros.

SIC Notícias

A escultura de lixo eletrónico intitulada “Mount Recyclemore” é um trocadilho em inglês. Refere-se à gigantesca escultura no Dakota do Sul, EUA, de quatro Presidentes dos Estados Unidos: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln, e uma nova palavra da junção de Recliclar e Mais.

A obra foi encomendada pela empresa britânica de revenda de aparelhos eletrónicos musicMagpie ao artista e fundador da Mutoid Waste Company, Joe Rush e ao escultor Alex Wreckage.

O escultor Joe Rush disse à BBC que quer alertar para a necessidade de tornar os aparelhos mais facilmente reutilizáveis ou recicláveis. "É preciso que possam ser arranjados ou feitos para durar mais tempo porque este material vai para aterros".

De acordo com um relatório das Nações Unidas, foram geradas mais de 53 milhões de toneladas de lixo eletrónico em todo o mundo em 2019 - 9 milhões de toneladas mais do que cinco anos antes.

Os sete líderes representados na escultura são o primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson, o primeiro-ministro do Japão Yoshihide Suga, o Presidente francês Emmanual Macron, o primeiro-ministro italiano Mario Draghi, o primeiro-ministro canandiano Justin Trudeau, a chanceler alemã Angela Merkel e o Presidente dos EUA Joe Biden.

A cimeira do G7 (o grupo da sete economias mais desenvolvidas do planeta) começa na sexta-feira, na Cornualha.

Últimas