O Departamento de Estado norte-americano pediu na quinta-feira aos seus cidadãos que "evitem deslocar-se a Israel", por causa da escalada de violência entre israelitas e palestinianos, nos últimos dias.
O nível de alerta de viagem - que tinha sido reduzido nas últimas semanas por causa da melhoria na situação da pandemia de covid-19 em Israel - subiu do segundo para o terceiro nível (em quatro).
O Governo dos Estados Unidos também recomenda aos cidadãos que se abstenham de viajar para a Faixa de Gaza e para a Cisjordânia, destinos para os quais declarou o nível máximo de alerta.
O conflito israelo-palestiniano, que dura há quatro dias, continua em escalada, com o exército de Israel a anunciar a possibilidade de invasão terrestre de Gaza, depois de o Ministério da Defesa ter aprovado a mobilização de mais 9.000 soldados reservistas, enquanto se intensificam os bombardeamentos aéreos sobre várias regiões da Faixa e continua o disparo de 'rockets' do movimento islâmico xiita Hamas contra cidades israelitas.