Mundo

Irão acusa Israel de "inventar pretextos" para atacar a Síria

O Irão acusou hoje Israel de "inventar pretextos" para atacar na Síria, um dia depois dos ataques israelitas contra alvos iranianos em território sírio.

Israel bombardeou esta semana dezenas de alvos iranianos na Síria e estruturas das forças governamentais de Damasco, em represália pelo ataque atribuído ao Irão contra forças israelitas nos Montes Golã, território sírio que Israel invadiu em 1967 e anexou em 1981.
Omar Sanadiki

Citado pela agência Isna, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Bahram Qhassemi, "condenou com firmeza os ataques do regime sionista" na Síria.

"Os ataques repetidos do regime sionista contra território sírio são realizados sob pretextos inventados e sem fundamento", acrescentou.

"Os múltiplos ataques do regime sionista em território sírio e a violação da soberania desse país, em particular nos últimos dias, é uma agressão clara e um exemplo da natureza desse regime dominador e mentiroso, que quer provocar crises e não pode tolerar a estabilidade e a segurança na região", declarou.

Israel bombardeou na quinta-feira dezenas de alvos iranianos na Síria, em represália por um ataque, que atribuiu ao Irão, contra forças israelitas nos Montes Golã, território sírio ocupado por Israel.

O Estado hebreu, que continua oficialmente em estado de guerra com a Síria, afirma manter-se à margem do conflito no país, mas assegura que não permitirá que o Irão, que apoia militarmente o regime de Bashar al-Assad, use território sírio para o atacar.

Nos últimos meses, o exército israelita realizou dezenas de ataques contra posições do movimento xiita libanês Hezbollah e das forças iranianas na Síria.

Lusa

Últimas