Mundo

Netanyahu congratula-se com "decisão valente" de Trump

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, felicitou esta terça-feira o Presidente norte-americano Donald Trump pela sua decisão em abandonar o acordo nuclear com o Irão e voltar a impor sanções ao país, logo após o anúncio transmitido pela televisão.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu
POOL New

"O Presidente Trump tomou uma decisão valente", disse Netanyahu, que agradeceu em nome de todos os israelitas as medidas do Presidente dos EUA "para travar a atitude agressiva do Irão".

Trump, anunciou hoje que os Estados Unidos abandonam o acordo nuclear assinado entre o Irão e o grupo dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.

O acordo foi concluído em julho de 2015 entre o Irão e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU -- EUA, Rússia, China, França e Reino Unido -- e a Alemanha) e visa, em troca de um levantamento progressivo das sanções internacionais, assegurar que o Irão não desenvolve armas nucleares.

Conseguido depois de 21 meses de duras negociações, o acordo foi assinado, por parte dos Estados Unidos, pelo antecessor de Trump, Barack Obama.

Lusa

Últimas