Mundo

Damasco critica Qatar por autorizar uso de base aérea para realização de ataque

A Síria expressou hoje o seu desagrado pela "infeliz posição do Qatar" ao ter permitido que os Estados Unidos usassem uma base aérea no seu território para lançar um ataque contra alvos relacionados com armas químicas no território sírio.

ECPAD /HANDOUT

Uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio disse que o Qatar permitiu "uma odiosa agressão tripartida ocidental e colonial" contra a Síria a partir da base aérea de Al Udeid, localizada no território daquele emirado.

A base em questão é utilizada por forças do Qatar, dos Estados Unidos e do Reino Unido, bem como por outros Estados aliados desses países.

A mesma fonte disse que o Governo sírio não estranhou a posição assumida pelo Qatar, uma vez que "tem manifestado muitas formas de apoio a grupos terroristas" que estão presentes na Síria, como a Irmandade Muçulmana e outros grupos.

E acrescentou que o objetivo é "agitar a estabilidade dos Estados árabes" e que os atos da família Al Zani, que governa o emirado, "prova de maneira inequívoca que pertence aos inimigos da nação árabe".

A fonte instou ainda as autoridades do Qatar a assumirem a sua responsabilidade perante tal traição.

Os EUA, a França e o Reino Unido realizaram hoje de madrugada uma série de ataques com mísseis contra três alvos associados à produção e armazenamento de armas químicas na Síria, em resposta a um alegado ataque com armas químicas na cidade rebelde de Douma, em Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas está reunido para analisar o ataque.

Lusa

Últimas