Mundo

Iraque encontra e desativa centenas de artefactos explosivos do Daesh

As forças de segurança iraquianas desativaram este domingo centenas de artefactos explosivos e confiscaram projéteis pertencentes ao grupo terrorista Daesh, segundo informou o Ministério do Interior do Iraque.

Osamah Waheeb

Em comunicado, o ministério detalhou que foi descoberto um armazém de armas na zona de Al Ghabat, a norte da cidade de Mossul, onde foram confiscados 156 foguetes de argamassa, 397 projéteis, três canhões antiaéreos e um lançador de foguetes.

A Polícia Federal desativou 100 artefactos explosivos na cidade de Samará, situada a 120 quilómetros a norte de Bagdade.

Por outro lado, as milícias pró-governo Multitude Popular, lideradas por xiitas, destruíram oito túneis que foram usados pelo Daesh para se esconder e escapar na província de Saladino, a norte de Bagdade.

No ano passado, as tropas e milícias iraquianas, apoiadas pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos (EUA), recuperaram ao Daesh quase a totalidade das áreas que dominavam no Iraque, incluindo Mossul, da qual foram expulsos em julho passado depois de uma dura ofensiva de mais de nove meses.

O Daesh perdeu a maioria das cidades e territórios que conquistou na Síria e no Iraque em 2014, quando declarou um "califado" nas amplas áreas dos dois países que chegou a dominar.

Com Lusa

Últimas