O anúncio foi feito por Nicolas Maduro durante a emissão do programa radiofónico e televisivo "Os Domingos com Maduro", transmitido pela televisão estatal venezuelana.
Nicolás Maduro escolheu o ex-governador do Estado de Táchira (oeste do país) e ex-presidente do Serviço Nacional Integrado de Administração Alfandegária e Tributária (fisco), José Gregório Vielma Mora, para tutelar o Comércio Externo e Investimento Internacional.
José Gregório Vielma Mora substituirá no cargo Miguel Ángel Pérez Abad, que em junho último substituira, por seu turno, o economista e ministro luso-descendente, Jesus Faria.
Ildemaro Villarroel foi designado como ministro de Habitação, a quem o chefe do executivo já encomendou a construção de 600 mil casas para 2018.
Carlos Osório Zambrano será o novo ministro de Transporte, em substituição de Garcia Toussaintt, que está de licença especial por razões de saúde.
Como desafio o Chefe de Estado encomendou-se "a grande responsabilidade" de lidar "com grandes investimentos que virão", para expandir o programa governamental Missão Transporte.
Antes, o Presidente da Venezuela tinha já designado o major-general Manuel Quevedo como novo ministro do Petróleo e Energia e como presidente da empresa estatal Petróleos de Venezuela (Pdvsa) a quem encomendou "transformar" e "fazer uma limpeza" na principal empresa do país.
Lusa