O ruivo trepador de árvores Tapanuli (Pongo tapanuliensis) vive na região de Batang Toru, no norte da ilha de Sumatra, e a sua população é estimada em 800 elementos.
A sua descoberta eleva a sete as espécies de orangotangos conhecidas. A última tinha sido em 1929, com a a descoberta na República Democrática do Congo, explicam os cientistas no trabalho publicado na revista científica Current Biology.
"Não é todos os dias que se encontra uma nova espécie de grandes macacos, o que torna esta descoberta muito excitante", revelou à AFP o cientista suíço Michael Krutzen.
Mas é já uma das espécies mais ameaçadas de extinção. Os cerca de 800 Tapanuli vivem num habitat cada vez mais pequeno, à medida que os seres humanos vão destruindo a floresta. São também alvo de caça.